segunda-feira, 23 de novembro de 2009

BENEFÍCIOS DA AVEIA

Ingerir 100 gramas de aveia (Avena sativa) por dia reduz os níveis de colesterol em até 15%. Em um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 2004, com 126 homens e mulheres com idades entre 18 e 55 anos e com nível de colesterol entre 200 e 240 (o limite indicado como saudável é de 200). Durante 30 dias, os pacientes se alimentaram diariamente com flocos ou farelo de aveia e foram impedidos de dar início à prática de exercícios físicos (que poderia baixar naturalmente o nível de colesterol). Após um mês de dieta alimentar, 100% dos voluntários apresentaram redução de 5% a 15% nos níveis de colesterol. O principal motivo é a presença da chamada fibra solúvel, rica na substância B-glucana -  composto que tem a função de fermentar as bactérias do intestino. Neste processo, elas geram um outro elemento, conhecido como ácido graxo, que bloqueia parcialmente a formação de colesterol.

Basta ingerir nove colheres de flocos de aveia ou três colheres de farelo de aveia (na qual a B-glucana é mais concentrada) para ajudar a reduzir o colesterol.

Além dessas fibras solúveis ricas em B-glucana, o cereal possui alto teor de fibras normais na composição. Elas ajudam a regular o funcionamento do intestino, evitando problemas como a prisão de ventre e formação excessiva de gases. Consequentemente, o organismo funciona de maneira melhor, prevenindo uma série de problemas, como o câncer de cólon e do intestino. E por conta dessa característica fibrosa, o alimento já foi apelidado por alguns pesquisadores de “faxineira do organismo”. Segundo um estudo da nutricionista Marina Raposo, elas tem a função de limpar as impurezas do organismo. E os diabéticos podem se aliar à aveia, pois as fibras unem-se ao açúcar dos alimentos, fazendo com que demore mais tempo para participar da corrente sanguínea.

Para quem deseja perder uns quilinhos, a aveia também pode ser uma ótima aliada. As fibras (de novo) dão a sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos. Além disso, o B-glucano retarda o esvaziamento gástrico, o que também traz a saciedade como resultado.

Mas os benefícios da aveia não se resumem apenas ao bom funcionamento do intestino e combate ao colesterol. O alimento também é rico em amido, substância que fornece carboidratos ao corpo, ou seja, dá força. Eles ajudam a estruturar a membrana celular e fornecem energia, pois armazenam glicogênio e polissacarídeos.

Mesmo com tantos benefícios, assim como ocorre com o trigo, o centeio e a cevada, o cereal também contém glúten e não deve ser consumida por pessoas com doenças celíaca.

Dica Balaio 1: Uma ótima opção para o consumo da aveia em flocos ou do farelo de aveia é fazer uma vitamina com frutas variadas!
 Dica Balaio 2: Experimente algumas receitas publicadas a seguir aqui em nosso blog!

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