TORTA DE SANTIAGO

A famosa peregrinação do Caminnho de Santiago, cujos caminhos conta-se levam também a uma importante viagem interior, é muito bem acompanhada pelo doce tradicionalmente servido os peregrinos, a Torta de Santiago.

A primeira notícia que se tem do uso deste "biscoito de amêndoa", que hoje se conhece como Torta de Santiago, data de 1577, durante uma visita de D. Pedro de Porto Carrero à Universidade de Santiago de Compostela. As primeiras receitas fiáveis provêm de notas de Luis Bartolomé de Leybar, datando de 1838, sob a designação de "Tarta de Almendra".

A origem da Cruz de Santiago representada na sua superfíce data de 1924, ano em que a pastelaria Casa Mora de Santiago de Compostela começa a enfeitar as tortas de amêndoa com aquela que viria a ser a sua silhueta característica, arrecadando grande êxito na Galiza e no resta da Espanha.

É uma receita fácil de fazer e deliciosa que você encontra a seguir. Experimente e saboreie um pouco do caminho místico de Compostela.

 Ingredientes:
* 250 gramas de farinha de amêndoas
* 5 ovos
* 150 gramas de açúcar
* 30 gramas de manteiga
* Raspas de limão-siciliano (1 pequeno ou metade de um médio)
* Canela moída
* Açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:
* Em uma tigela coloque os ovos e bata. Depois adicione as raspas de limão-siciliano, o açúcar e uma pitada de canela em pó. Quando estiver bem batido, acrescente pouco a pouco a farinha de amêndoas (mexa bastante para não grudar).
* Em uma travessa de forno redonda e baixa, pincele manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Adicione a mistura anterior e coloque no forno pré-aquecido a 200ºC.
* Asse na parte baixa do forno. Para saber se está pronto, espete um palito na parte de cima, se sair limpo já está bom. Tire da travessa e polvilhe com açúcar de confeiteiro e canela em pó com um molde de papelão no formato da cruz da ordem de Santiago sobre a torta. Depois retire o molde para finalizar a decoração.

Dica: Você encontra aqui na Balaio Produtos Naturais a farinha de amêndoas para fazer essa deliciosa receita!

Comentários