KIT CASTANHAS

Não é de hoje que a ciência investiga – e comprova – os benefícios das oleaginosas para o organismo. Uma porção diária de nozes, amêndoas e afins garante um coração bem protegido, combate o envelhecimento precoce e ajuda a aplacar a fome.

Já existem indícios de que a gordura monoinsaturada, que se tornou célebre por brecar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pode acelerar o processo de emagrecimento. Mais do que isso: o ácido graxo presente nas oleaginosas agiria diretamente na barriga. Essa não é apenas uma questão estética. O tecido gorduroso que se acumula na região abdominal contribui para o surgimento do diabete e, ao lado da hipertensão e do colesterol alto, faz parte de um conjunto de problemas que recebeu o nome de síndrome metabólica – um mal que diminui a expectativa de vida e tem deixado os médicos alertas.

Para facilitar a sua vida, adote o seguinte kit preparado por experts – que além de saboroso, é rido em vitaminas, minerais e gorduras do bem. Além disso, contém poucas calorias (menos de 200 calorias por kit).

A porção é pequena mesmo - uma  única unidade desta castanha já supera a recomendação diária de selênio para adultos (55mg). O limite máximo é de 400 mg. Os enxageros fazem mal – podem enfraquecer unhas e cabelos, além de deixar o hálito com cheiro de alho. Já em medidas adequadas, o selênio participa da produção dos homrônios das tireóide, melhora o sistema imunológico e até reduz o risco de câncer.

Estudos publicados em diversas partes do mundo esclarecem os benefícios das nozes para a saúde. Elas fornecem boas pitadas de magnésio, bom para quem deseja combater a fadiga e resguardar os ossos. Só não dá para exagerar por causa dos níveis de gordura – do kit as nozes são as que apresentam maior quantidade da versão poli-insaturada que é benéfica, desde que consumida sem exagero.


A castanha de caju é a campeã das gorduras monoinsaturadas – em três unidades, você encontra 2 gramas. Sem falar que ela brinda o organismo com fósforo, que ajuda a prevenir a osteoporose, e potássio, essencial para equilibrar o ritmo dos batimentos cardíacos.










Garantem os cienistas que uma porção de amêndoas pode reduzir o LDL em 3%. E, o melhor, sem alterar o peso. Elas apresentam quantidades consideráveis da vitamina E alfatocoferol, que é a forma desse nutriente mais bem absorvida pelo corpo. Uma curiosidade: segundo o nutrólogo Edson Credidio, um estudo realizado no King's College, em Londres, mostra que nem toda gordura dessa oleaginosa é absorvida pelo organismo. Isso porque, durante a mastigação, não conseguimos romper todas as paredes das células da amêndoa, que participam da absorção do nutriente. O resultado leva à suspeita de que o alimento teria menos calorias do que o imaginado.

Comentários