PSYLLIUM - BENEFÍCIOS

O Psyllium é uma erva e produz flores brancas, agrupadas em espigas na ponta de pequenas hastes. Cresce espontaneamente nos solos áridos e arenosos do Mediterâneo. Com execeção da casca da semente, onde encontra-se grande quantidade de fibras, as demais partes não tem uso medicinal.

Ação do Psyllium

O Psyllium possui em sua constituição principalmente fibras, mucilagens e óleos. As mucilagens absorvem considerável quantidade de água, aumentando o volume fecal que por sua vez aumenta o lúmen intestinal. Seus óleos também favorecem a propriedade laxativa.
Seus efeitos ultrapassam o âmbito intestinal. Retarda tanto o esvaziamento gástrico como a absorção de glicose a partir do intestino delgado.
Estudos demonstram também, que o Psyllium possui a propriedade de reduzir o colesterol sérico total, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom), afastando o risco de doenças cardiovasculares, bem como, saciedade em dietas de baixa caloria, pois devido a um aumento na viscosidade dos alimentos quando em contato com as fibras solúveis, reduz-se a interação entre os nutrientes dos alimentos e as enzimas digestivas, ocorrendo um retardamento na absorção de alguns energéticos pelo intestino.

Indicações de Uso

* Laxativo mecânico suave, emoliente e demulcente
*Obstipação crônica, coadjuvante da evacuação intestinal em casos de hemorróidas, convalescença, períodos pós-operatórios e selenidade
* Colites e diverticulites
* Auxílio no tratamento de doenças inflamatórias, como a Síndrome do Cólon Irritável e Acolite Ulcerativa
* Complemento em dietas de emagrecimento, pois sua ingestão antes das refeições favorece a um aumento na sensação de saciedade

No entanto, ainda que o Psyllium proporcione todas essas vantagens, seu uso não deve ser indiscriminado e preferencialmente deverá ser seguido as recomendações de um médico ou nutricionista.

Comentários